As origens do Instituto de Computação remontam a 1969, com a criação do Departamento de Ciência da Computação (DCC) no Instituto de Matemática, Estatística e Ciência da Computação (IMECC). O DCC foi o primeiro Departamento do gênero no país e seu curso de Bacharelado em Ciência da Computação, que formou a primeira turma em 1971, serviu de modelo para muitos cursos de computação no resto do país.
Em 26 de abril de 1996, o Conselho Universitário (Consu) aprovou a criação do Instituto de Computação e o DCC deixou de fazer parte do IMECC para tornar-se unidade de ensino e pesquisa da Unicamp. A reorganização completou-se formalmente com a posse da primeira Diretoria em março de 1997.
O Instituto é constituído pelos Departamentos de Sistemas de Computação, Sistemas de Informação, e Teoria da Computação; oferece cursos de Bacharelado, Mestrado e Doutorado em Ciência da Computação e um curso de Engenharia de Computação. Estes cursos têm recebido excelentes avaliações dos órgãos de fomento à pesquisa e outras entidades, e atraem estudantes de toda a América Latina.
Jornal da Unicamp, 08/1988. Campinas, SP.
Pós-Graduação Catálogo.
Logotipo do IC.
Selo comemorativo dos 25 anos do Departamento de Ciência da Computação. Campinas, SP. 1994.
Alunos do curso de Engenharia da Computação, oferecido conjuntamente com a Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação - FEEC. Campinas, SP. Década de 90.