Welcome to SIARQ - UNICAMP   Click to listen highlighted text! Welcome to SIARQ - UNICAMP Powered By GSpeech

Unidades Assistenciais-Saúde


Centro de Atenção Integral a Saúde da Mulher - CAISM


Iniciou suas atividades em 1986, o CAISM, é uma instituição que tem por objetivo prestar assistência e realizar atividades de ensino e pesquisa dentro do campo da atenção à saúde da mulher e do recém-nascido. Está articulado com os Departamentos de Tocoginecologia e Pediatria da Faculdade de Medicina, com o Hospital das Clínicas e com a Rede de Saúde de Campinas.

Conta com uma infra-estrutura apoiada em tecnologias de apoio diagnóstico e terapêutico dentro de suas várias Áreas de atuação: Obstetrícia, Ginecologia, Oncologia e Neonatologia.

Atende a 6.000 consultas/mês a pacientes vindos de Campinas e Região. Realiza em média 650 internações e 220 partos por mês, em seus 136 leitos. Ocupa uma área de aproximadamente 12 mil m2.

O CAISM tem desenvolvido uma série de programas dentro de sua linha de ação tendo consolidado o programa de fertilização assistida e o serviço de medicina fetal, que o colocou na vanguarda dos hospitais brasileiros, em ambas as áreas.

z1

 


Centro de Diagnóstico de Doenças do Aparelho Digestivo - GASTROCENTRO


Constitue-se em Centro da Faculdade de Ciências Médicas e Serviço do Hospital das Clínicas nas áreas definidas, voltado para a prestação de assistência e pesquisa em gastroenterologia. Presta serviços à comunidade, coordenando e promovendo recursos técnicos e científicos para o diagnóstico, controle e tratamento das afecções mais complexas do aparelho digestivo, tanto do adulto quanto da criança. Destaca-se também pelo incentivo e colaboração nos programas de educação continuada e na criação de cursos de pós-graduação e treinamento visando a formação de docentes e técnicos de hospitais e demais instituições brasileiras.

 

z2

 


Centro de Hematologia e Hemoterapia - HEMOCENTRO


Órgão ligado a Reitoria, o Hemocentro tem como objetivos fundamentais a prestação de assistência hematológica e hemoterápica à comunidade e a promoção de meios para o desenvolvimento do ensino e pesquisas nos seus campos específicos de atuação e na formação de recursos humanos em todos os níveis, em consonância com os programas estabelecidos pelas diversas Unidades da Universidade.

Coordena o sistema de obtenção e coleta, o processamento, fracionamento, distribuição e utilização de sangue, componentes e derivados, para a região de Campinas. Conta com o Serviços de Coleta, de Hemoterapia, de Hematologia e Ambulatórios de Assistência Social, de Hematologia, de Quimioterapia, de Transfusão Externa e Transplante de Medula Óssea e com diversos laboratórios especializados. Está integrado à rede de saúde de Campinas e a Bancos de Sangue de diversos Hospitais, como o Mário Gatti e o da PUCC.

z3

 


Hospital das Clínicas - HC/UNICAMP


É a maior das unidades assistenciais ligadas à Faculdade de Ciências Médicas e é nele que se desenvolve grande parte dos programas de ensino e residência médica. O HC funciona integralmente no campus da Universidade a partir de 1985, antes as suas unidades estavam instaladas na Santa Casa de Misericórdia de Campinas. É um hospital de grande porte preparado para desenvolver procedimentos especializados em casos complexos como transplantes de órgãos, por exemplo. Atende também a pacientes da rede de Saúde de Campinas. Ocupa uma área de 56 mil m2, tendo capacidade de atender a 403 leitos. Possui um Centro Cirúrgico com 24 salas que podem funcionar simultaneamente e 21 leitos destinados a unidade de terapia intensiva.

É um hospital de referência a uma região de mais de 100 municípios do Estado de São Paulo além do sul de Minas Gerais numa área de 5 milhões de pessoas. Em seus Ambulatórios passam uma média de 30.500 pacientes por mês e em seu Pronto Socorro 10.140 pacientes/mês. Procede a aproximadamente 1350 internações/mês.

 


 

 

Centros e Núcleos de Pesquisa


Centro de Documentação de Música Contemporânea - CDMC


Inaugurado em 1989, no âmbito do Projeto Brasil-França, o Centro de Documentação de Música Contemporânea (CDMC-Brasil/Unicamp) mantém estreitas relações com o CDMC-França, este criado em 1978 por iniciativa do Ministère de la Culture, da Société des Auteurs, Compositeurs et Editeurs de Musique e da Radio France. Tem como meta a reunião de informações sobre música contemporânea de vanguarda e sua difusão. Além disso procura facilitar o contato entre pessoas ligadas à música, dinamizar intercâmbios e promover eventos na área.

y1

 


Centro de Ensino e Pesquisa em Agricultura - CEPAGRI


O Centro de Ensino e Pesquisa em Agricultura foi criado em 1983. Desenvolve pesquisa básica e aplicada na área meteorológica climática e agrícola, oferece treinamento para alunos e técnicos da Unicamp e de outras instituições, apoia a pesquisa e extensão e presta serviços de utilidade pública através da previsão do tempo e análises climáticas. Campinas, SP. 1997.

 

y2

 


Centro de Estudos de Opinião Pública - CESOP


O Centro de Estudos de Opinião Pública tem por objetivo estabelecer uma estrutura para captação de dados, organização, consulta e pesquisa em opinião e promover o desenvolvimento de ações combinadas de ensino, pesquisa e treinamento de recursos humanos na área de metodologia e análise quantitativa em Ciências Sociais.


y3

 


Centro de Lógica, Epistemologia e História da Ciência - CLEHC


O Centro de Lógica, Epistemologia e História da Ciência foi implantado em 1977. Desenvolve atividades e pesquisas nas áreas correlatas e promove intenso intercâmbio com pesquisadores e instituições do Brasil e do exterior. Mantém acervos bibliográfico e documental e várias publicações regulares.

 

y4

 


Centro de Memória da Unicamp - CMU


Instalado em 1985, o Centro de Memória da Unicamp constitui-se num espaço interdisciplinar de documentação, pesquisa e estudos. Promove atividades de docência e extensão e é considerado como referência nos círculos universitários brasileiros em termos de preservação de memória. Mantém acervos documentais ligados à história de Campinas e região e publicações regulares.

y5

 


Laboratório de Movimento e Expressão - LUME


O Núcleo interdisciplinar de Pesquisas Teatrais surgiu em 1985. Preocupado em desenvolver um estudo aprofundado sobre a arte do ator, pesquisa o homem e seu corpo em vida em situações de representação. Trabalha com grupos e pessoas de várias partes do mundo, além de ministrar workshops para reciclagem e aprimoramento de atores.

 

y6

 


Núcleo de Desenvolvimento da Criatividade - NUDECRI


O Núcleo de Desenvolvimento da Criatividade foi criado em 1986 com o objetivo de desenvolver projetos relacionados com as soluções para questões da vida na cidade como, por exemplo, a questão habitacional e projetos na área das artes e da produção cultural. É composto pelos Laboratório de Habitação, Laboratório de Estudos Urbanos e Laboratório de Jornalismo.

y7

 


Núcleo de Ciências, Aplicações e Tecnologias Espaciais - NUCATE


O Núcleo de Ciências, Aplicações e Tecnologias Espaciais foi constituído em março de 1989, seus objetivos consistem no estímulo e na exploração de áreas de concentração no campo espacial que não estão definidas em outras unidades da Universidade e com as quais estas podem interagir ou complementar. As áreas em desenvolvimento pelo NUCATE tem natureza eminentemente multidisciplinar envolvendo desde atividades puramente científicas a aplicações e tecnologias espaciais.

y8

 


Núcleo Interdisciplinar de Comunicação Sonora - NICS


O Núcleo Interdisciplinar de Comunicação Sonora foi criado em 1983 está voltado ao estudo do som e de suas diferentes manifestações artísticas e culturais. Participam do Núcleo pesquisadores das Artes e das Ciências (especialistas em música, engenharia elétrica, matemática, informática e comunicação). A atuação do NICS é voltada para a pesquisa e prestação de serviços à comunidade. Estas duas frentes estão contempladas no Centro de Documentação Sonora (CDSON) e no Grupo de Pesquisa em Música Computacional.

y9

 


Núcleo de Estudos Estratégicos - NEE


O Núcleo de Estudos Estratégicos foi criado em 1985. Sua atuação ocorre nas seguintes linhas de pesquisa: Forças Armadas, Estado e Democracia; Estratégia Teórica Contemporânea; Concepção Estratégica e Política de Defesa Brasileira; e Relações Internacionais e Política Externa Brasileira. Campinas, SP. 1995.

 

y10

 


Núcleo de Estudos e Pesquisas em Alimentação - NEPA


O Núcleo de Estudos e Pesquisas em Alimentação criado em 1983 desenvolve atividades multidisciplinares nas áreas de alimentação e nutrição. As atividades de pesquisa e extensão que realiza contemplam aspectos sócio-econômicos, estatísticos, nutricionais e tecnológicos da questão alimentar. Atua nas áreas de : Inquérito de Consumo Alimentar, Análise Sócio-econômica e Viabilidade Tecnológica de Produtos Agropecuários, Planejamento de Sistemas de Alimentação Escolar, Desenvolvimento de Tecnologias Nacionais de Alcance Social e Segurança Alimentar.

y11

 


Núcleo de Estudos e Pesquisas Ambientais - NEPAM


O Núcleo de Estudos e Pesquisas Ambientais foi criado em 1985. Tem um duplo objetivo: pesquisa interdisciplinar em questões ambientais e a intervenção em problemas ambientais, integrando a Unicamp a outras instituições nacionais e internacionais afins.

 

y12

 


Núcleo de Estudos de População - NEPO


O Núcleo de Estudos de População foi criado em 1982 e desenvolve estudos acerca da dinâmica demográfica brasileira. Visa contribuir para o debate em torno da questão populacional no âmbito do contexto nacional e internacional.


y13

 


Núcleo de Estudos de Políticas Públicas - NEPP


O Núcleo de Estudos de Políticas Públicas foi criado em 1982. É um centro interdisciplinar de pesquisa especializado em estudos e investigações de acompanhamento, monitoramento e avaliação de políticas e programas governamentais.

 

y14

 


Núcleo de Informática Biomédica - NIB


O Núcleo de Informática Biomédica criado em 1983 como unidade especial tem por objetivos realizar pesquisas interdisciplinares e formar recursos humanos nos campos relacionados com a informática aplicada à biologia e às ciências da saúde.


y15

 


Núcleo de Integração e Difusão Cultural - NIDIC


O Núcleo de Integração e Difusão Cultural tem como objetivo proporcionar à comunidade, através de atividades diversas, uma maior proximidade com a música. Realiza seu programa através da Orquestra Sinfônica da Unicamp, do Coral Zíper na Boca e da Unibanda.

 

y16

 


Núcleo Interdisciplinar de Planejamento Energético - NIPE


O Núcleo Interdisciplinar de Planejamento Energético, criado em 1992, tem como objetivos a realização de estudos, trabalhos e pesquisas, e prestação de serviços de consultoria e assessoria na área de energia, visando, direta e indiretamente a geração, conservação e racionalização de energias, e o desenvolvimento de equipamentos apropriados para esses fins.

 

y17

 


Núcleo de Informática Aplicada à Educação - NIED


O Núcleo de Informática Aplicada à Educação foi criado em 1983 e institucionalizado em 1991. Tem como pressuposto básico o papel reflexivo da atividade de programação do computador no desenvolvimento da aprendizagem. Desenvolve uma série de projetos, destacando-se o Projeto de Desenvolvimento de Dispositivos Eletrônicos/Eletromecânicos Interfaceados com o computador com finalidades educacionais.

 

y18

 


 

Instituto de Biologia - IB


Embora oficialmente criado em 1969, o Instituto de Biologia teve seis de seus atuais onze Departamentos implantados na Faculdade de Medicina entre 1963 e 1964 para atender às necessidades daquele curso. Em 1968 inaugura-se o primeiro edifício do campus, que aloja as disciplinas de biologia até 1974, quando finalmente o prédio atual fica pronto.


O IB atua no campo da biologia molecular, cujos fundamentos práticos e teóricos estão na bioquímica, na biologia celular, na microbiologia, na imunologia e na genética. Merece igual destaque a área de ciências do ambiente, voltada para o ensino e a pesquisa em ecologia evolutiva e dos processos de preservação e manejo de ecossistemas.


O aluno de Graduação pode optar pela modalidade biológica ou pela modalidade médica. O Instituto oferece ainda os cursos de Pós-Graduação em nível de Mestrado e Doutorado e ministra disciplinas básicas para alunos do curso de Enfermagem e Ciências Médicas.

Fachada do Instituto de Biologia. Campinas, S.P. Janeiro de 1976.

w1

 

 

Visão geral do Laboratório de Elétro-Fisiologia do Departamento de Fisiologia e Biofísica do Instituto de Biologia. Campinas, SP. Janeiro de 1976.

w2

 

 

Aspecto do Laboratório de Bioquímica do Instituto de Biologia. Campinas, SP. Janeiro de 1976.

w3

 

 

Museu de História Natural, pioneiro no Brasil, reúne coleções vivas e uma minuciosa coleção de animais empalhados. Campinas, SP. 1997. Foto: Antoninho Perri.

w3

 

 

O Herbário, cujas plantas servem ao intercâmbio com outros herbários do Brasil e do exterior, é um dos mais representativos do país. Campinas, SP. 1993. Foto: Antoninho Perri.

w5

 

 

Aula prática de taxidermia. Campinas, SP. 1995. Foto: Antoninho Perri.

w6

 

 

Pesquisadora avalia o comportamento de uma estrela-do-mar em pesquisa sobre impacto ambiental em animais marinhos. Campinas, SP. Década 90. Foto: Antoninho Perri.

w7

 

 

Alunos em trabalho de campo em reserva próxima ao campus universitário. Campinas, SP. 1994. Foto: Antoninho Perri.

w8

 

 

Alunos em atividade de pesquisa. Campinas SP. 1995. Foto: Antoninho Perri.

w9

 


 

Apoio e Prestação de Serviços


Arquivo Central do Sistema de Arquivos - AC/SIARQ


O Arquivo Central do Sistema de Arquivos é um órgão complementar da Reitoria e foi instalado em 1984. Tem como objetivo principal estabelecer e coordenar a política de arquivos na Universidade, bem como preservar a sua memória acadêmica, administrativa e científica. Custodia e disponibiliza para a pesquisa um acervo documental representativo de todas as Unidades da Universidade (1960/97) e presta serviços de gestão documental aos arquivos da rede a fim de consolidar o Sistema de Arquivos. Desenvolve o Programa Memórias da Unicamp que visa coletar, processar e divulgar a história da Universidade.

x1

 


Biblioteca Central - BC


A Biblioteca Central da Unicamp oferece informações técnico-científicas como suporte aos programas de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidos pela Universidade e possibilita o acesso à informação armazenada e gerada na Unicamp, à comunidade científica do país e do exterior, promovendo intercâmbio de informações, experiências e documentos.
x2

 


Editora

 


A Editora da Unicamp implantada em 1982, tem como finalidade publicar obras produzidas como resultado do desenvolvimento do ensino e das pesquisas da Universidade. Além disso tem ampliado as publicações de obras clássicas e atuais de brasileiros e estrangeiros. As coleções que constituem a sua linha editorial são: Repertórios, Momento, Viagens da Voz, Matéria da Poesia, Livro-texto, Manuais, Ciências Médicas, Pesquisas, Saúde da Mulher e Línguas Indígenas distribuídas em inúmeros títulos.


x3

 


Centro de Computação - CCUEC


O Centro de Computação da Unicamp nasceu junto ao grupo de profissionais que instalaram o Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica, desde a aquisição do primeiro computador em 1969. Está vinculado a Reitoria desde 1984 e interage com a Coodenadoria Geral de Informática no desenvolvimento de políticas para o setor. Tem a missão de garantir o apoio atualizado em informática para a execução das atividades fim da Universidade e contribuir para a qualidade, eficiência e racionalização das atividades meio. Destaca-se pela prestação de serviços na área de desenvolvimento e implantação de sistemas corporativos e pela preservação dos arquivos oriundos da implementação desses sistemas. Promove cursos de capacitação a alunos, docentes e funcionários, sobre tecnologias e aplicações da informática.

x4

 


Centro de Engenharia Biomédica - CEB


O Centro de Engenharia Biomédica atuando nas áreas de Engenharia Clínica, Física Médica, Engenharia Médica e Bioengenharia, destacou-se como centro de referência internacional na área de manutenção e no desenvolvimento médico-hospitalar tendo sido designado como Centro Colaborador da Organização Mundial da Saúde.
Dando suporte às unidades de saúde da Unicamp, executa testes de controle de qualidade, projetos, levantamentos radiométricos, serviços de dosimetria clínica em radioterapia e medicina nuclear. Promove e apoia treinamento de usuários, além de atender a demanda de serviços da comunidade externa.


x5

 


Centro de Comunicação-CCO


O Centro de Comunicação, institucionalizado em 1985 junto à Reitoria, desenvolve e realiza projetos de vídeos e documentários educativos, técnico-científicos, de treinamento, institucionais, audiovisuais diversos, multimídias, artes gráficas, bem como o registro fotográfico para a comunidade interna. Atende também a outras instituições públicas e privadas nacionais e internacionais em programas na sua área de atuação. Tem disponibilizado um vasto arquivo de imagens. Vem desenvolvendo o Programa para TV denominado Saúde: mitos & verdades.


x6

 


Centro de Línguas - CEL


O Centro atua no ensino de idiomas e realiza cursos de extensão complementando os programas de ensino desenvolvidos pelas demais Unidades da Universidade. Presta serviços na área de tradução, revisão e assessoria de linguagem e materiais didáticos.

x7

 


Centro de Manutenção de Equipamentos - CEMEQ

 

O Centro é o órgão responsável pela manutenção/reparos de equipamentos da Universidade. Destaca-se pela implementação de política preventiva de utilização pelos usuários, visando a otimização das atividades que dependem de equipamentos.

x8

 


Centro Pluridisciplinar de Pesquisas Químicas, Biológicas e Agrícolas - CPQBA


O Centro, criado há dez anos, dirigido a atividades vinculadas com empresas do setor produtivo, quer ofertando suporte a projetos de pesquisa e desenvolvimento, quer para prestação de serviços especializados, ou desenvolvendo projetos de
pesquisa independentes que possam conduzir a conhecimentos tecnológicos de interesse. Dentro de suas áreas de atuação privilegia as linhas de: Produtos Naturais, Microbiologia Industrial e Prestação de Serviços.

x9

 


Escritório Técnico de Construção - ESTEC


O Escritório Técnico de Construção foi criado em 1969 e encarregou-se pela coordenação e execução das obras do campus universitário. Tem a finalidade de atuar na execução de obras da Universidade e no desenvolvimento de projetos complementares e especiais. Atua também no planejamento e fiscalização de obras de urbanização no campus.

x10

 


Centro de Tecnologia - CT


Criado em 1972, o Centro de Tecnologia tem por objetivo fundamental a busca de respostas aos desafios tecnológicos do país. Suas atividades principais são o desenvolvimento de pesquisas aplicadas, a assistência tecnológica ao meio industrial e o apoio à formação e captação de recursos humanos, sobretudo através de estágios e treinamentos. Possui vários laboratórios de ensaios e pesquisas com abrangência na área metal-mecânica.

 

x11

 


 

Faculdade de Odontologia de Piracicaba - FOP


Em 20/01/55, o Governo do Estado criou a Faculdade de Farmácia e Odontologia de Piracicaba na qualidade de Instituto Isolado do Conselho Estadual do Ensino Superior que, a partir de 31/01/67, foi incorporado à UNICAMP sob a denominação de Faculdade de Odontologia de Piracicaba.


Atualmente a FOP é uma das mais importantes Faculdades de Odontologia do país, ocupando lugar de destaque em decorrência do desenvolvimento de pesquisa, de seus cursos de Graduação, Pós-Graduação e Especialização.


Paralelamente às suas atividades acadêmicas, seus quatro Centros de Pesquisa oferecem tratamento odontológico à população de Piracicaba e região, servindo como centro de referência para outros Estados do país.

Prédio antigo. Jornal de Piracicaba, 21/04/77, p. 05. Piracicaba, SP.

v1

 

 

Cerimônia de Lançamento da Pedra Fundamental das instalações da Faculdade de Odontologia de Piracicaba. Piracicaba, SP. 21 de abril de 1972.

v2

 

 

Grupo de Formandos da Faculdade de Odontologia de Piracicaba com o Diretor Plínio Alves de Moraes e o Reitor Zeferino Vaz. Piracicaba, SP. 1974.

v3

 

 

Alunos no Laboratório de Pré-Clínica, onde as disciplinas interdepartamentais procuram aliar o conhecimento básico ao aplicado. Piracicaba, SP. 1997.

v4

 

 

Visão geral do prédio da Faculdade de Odontologia de Piracicaba. Em 21/04/77 a FOP inaugurou o conjunto arquitetônico de seu Campus, em terreno cedido pela Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" (ESALQ). Hoje está instalada numa área de 64.000 metros quadrados, sendo 17.564 metros quadrados construídos. Piracicaba, SP. Década de 70.

v5

 

 

Vista aérea da Faculdade de Odontologia de Piracicaba. Piracicaba, SP. 1997. Foto: Antoninho Perri.

v6

 

 

Aula prática de Prótese no Laboratório da Faculdade de Odontologia. Piracicaba, SP. Década de 90. Foto: Antoninho Perri.

v7

 

 

Alunos realizam atendimento dentário na Faculdade de Odontologia de Piracicaba. Piracicaba, SP. Década de 90. Foto: Antoninho Perri.

v8

 


 

CONTATOS DO SIARQ

Arquivo Central do Sistema de Arquivos - SIARQ
 Horário de Atendimento:
    De 2ª a 6ª feira - das 8h30 às 17h30

SIGAD-UNICAMP (Processo em papel, Processo Digital, Atos-Administrativos)
  protcent@unicamp.br
  Chat: protcent@unicamp.br  
 +55 19 3521-6449
   

Consultas e/ou informações do acervo histórico:
  acervoac@unicamp.br
 +55 19 3521-6457

Administrativo:
  siarq@unicamp.br
  +55 19 3521-6440 / +55 19 3521-6456

  Praça Henfil, 50, Cidade Universitária "Zeferino Vaz", Barão Geraldo, Campinas - SP - Brasil, 13083-895

Click to listen highlighted text! Powered By GSpeech