Faculdade de Engenharia Química - FEQ


A Faculdade de Engenharia Química, FEQ, foi instalada em abril de 1990 pelo desmembramento da extinta Faculdade de Engenharia de Campinas (FEC). O curso de graduação em Engenharia Química, entretanto, já existia desde 1975 e a partir de 1992 foi oferecido também no período noturno. Em 1976, com o desenvolvimento do Projeto Hidrogênio, iniciaram-se as atividades de pesquisa em Engenharia Química.

A partir de 1980 foi sendo implantado o programa de Pós-Graduação que oferece Mestrado em quatro áreas de concentração: Engenharia de Processos, Engenharia de Sistemas de Processos Químicos e Informática, Desenvolvimento de Processos Químicos e Materiais; e Doutorado em Engenharia Química.

A Faculdade conta com 14 laboratórios de pesquisa onde são desenvolvidos softwares na área de simulação, otimização e automação de processos, e que têm servido como suporte para desenvolvimento e aprimoramento em processos industriais.

Vista aérea da construção do prédio da Faculdade de Engenharia de Campinas, onde funcionou o Departamento de Engenharia Química. Campinas, SP. 1975.

n1

 

 

Grupo diretivo da Propeq Empresa-júnior, uma organização dos alunos de Graduação da Faculdade de Engenharia Química da Unicamp. Campinas, SP. 1995.

n2

 

 

Técnicos fazem coleta de dados em laboratório da FEQ. Campinas, SP. 1996.

n3

 

 

Aluna faz coleta de dados em leito fluidizado na FEQ. Campinas, SP. 1995.

n4

 

 

Engenharia Química: vasto campo de atuação para os profissionais da área: engenharia de processos e produção, pesquisa e desenvolvimento, engenharia de fábrica, gerência de tecnologia, engenharia do meio ambiente, bioengenharia e engenharia de segurança. Campinas, SP. 1993.

n5