A Faculdade de Engenharia Agrícola foi criada em 1985, através do desmembramento da atual Faculdade de Engenharia de Alimentos - FEA, da qual constituía um Departamento.
É formada pelos Departamentos de Água e Solo, Construções Rurais, Máquinas Agrícolas, Planejamento e Produção Agropecuária e Pré-Processamento de Produtos Agropecuários. Seu corpo técnico é constituído de profissionais com formação e experiência em nível nacional e internacional e conta com quase duas dezenas de laboratórios de ensino e pesquisa, além de Campo Experimental.
Situada numa área de 150.000 metros quadrados, além das atividades de ensino e pesquisa em níveis de Graduação e Pós-Graduação, promove a realização de eventos e presta serviços a produtores rurais, cooperativas, indústrias e setores governamentais.
Vista aérea do edifício da FEAGRI, cujas pesquisas em engenharia agrícola ganharam impulso nos últimos anos. Campinas, SP. Década de 90. Foto: Antoninho Perri.
Orientação técnica a trabalhadores em assentamento agrícola. Sumaré, SP. 1995. Foto: Antoninho Perri.
Visão geral do Campo Experimental da Faculdade de Engenharia Agrícola. Campinas, SP. Década de 80. Foto: Antoninho Perri.
Área de cultivo experimental da Faculdade de Engenharia Agrícola. Campinas, SP. Década de 90. Foto: Antoninho Perri.
Aluna em trabalho de pesquisa em laboratório, orientada pelo professor. Campinas, SP. 1997. Foto: Antoninho Perri.
Alunos em atividade de campo na Faculdade de Engenharia Agrícola. Campinas, SP. Década de 90. Foto: Antoninho Perri.
Visão geral do Laboratório de Protótipos da FEAGRI. Campinas, SP. Década de 80.
Irrigação por gotejamento Campinas, SP. 1992.