Unicamp 58 anos | A história da ata de fundação da Universidade

A Unicamp completa 58 anos!

Trazemos, nesta publicação, algumas linhas sobre esse momento histórico para o país e uma curiosidade sobre a ata de fundação da Unicamp, documento emblemático da origem da instituição. 

Legalmente criada como entidade autárquica em 1962, a Unicamp só teve implantação efetiva em 1965, a partir da publicação do Decreto nº 4.520, que instituiu uma Comissão Organizadora, para estudar e planejar gradativamente a formação das unidades. Apesar disso, desde 1963, a Faculdade de Medicina já estava em funcionamento em Campinas, porém em local cedido temporariamente. Era grande, portanto, a expectativa de toda a comunidade pela construção de edifícios no espaço escolhido por Zeferino Vaz, na época um imenso canavial de trinta alqueires, a 12 quilômetros do centro da cidade. Esperava-se um projeto moderno e inovador em termos de conceitos e plano diretor. A terra foi uma doação da Fazenda Rio das Pedras pelo então proprietário João Adhemar de Almeida Prado. 

U58 3

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A data escolhida para comemorar a fundação oficial da Universidade foi 5 de outubro de 1966, dia do lançamento da pedra fundamental. Segundo relatos de quem esteve no evento, o local escolhido para a instalação da pedra   — e um palanque improvisado  — foi a região onde hoje está a caixa d’água próxima à Reitoria, na Praça das Bandeiras. Ao lado foi erguido, meses depois, o primeiro prédio da Unicamp, o Departamento de Anatomia da FCM, onde está atualmente a Diretoria Geral de Administração (DGA). 

U58 4

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Um pouco sobre a ata

Ao longo de décadas, o AC/SIARQ coletou e preservou depoimentos de testemunhos sobre a criação da Universidade. No conjunto de fundos e coleções que traziam indícios para representar a origem da Unicamp, um documento estava faltando. Era justamente a ata de fundação. Assinada na cerimônia, inclusive com presença do então presidente da República, Castelo Branco, e do governador de São Paulo, Laudo Natel, foi depositada em uma urna ao lado da pedra, em cerimônia acompanhada pela comunidade e registrada pela mídia. 

De acordo com diversas pesquisas, soube-se muitos anos depois que, durante as obras pujantes no terreno da Unicamp, um trator teria passado por cima da urna. Mesmo assim, buscava-se evidências da localização da Ata. Em meio ao impasse, uma pesquisa do historiador Warney Smith sobre a história do distrito de Barão Geraldo evidenciou: quem recuperou a ata e a guardou foi Honório Chiminazzo, corretor de imóveis que havia intermediado a negociação das terras destinadas ao campus. 

Foi em 1996, no preparo dos festejos do trigésimo aniversário da instituição, que a ata foi devolvida à Unicamp, a partir de ações do AC/SIARQ e da SG, cujos representantes foram até a casa da família do corretor, que  concordou entregar o documento a Unicamp. Na pergaminho, entregue por Honório à secretária geral da Unicamp, Miríades Janotte, constava além dos nomes e assinaturas das autoridades presentes na solenidade, o nome do corretor de imóveis — incluído posteriormente em um canto do documento. Enfim, na reunião do Conselho Universitário de 24 setembro de 1996, em meio aos preparativos para o aniversário da Unicamp, o reitor informou aos conselheiros que o documento voltava à instituição e completava o conjunto sobre sua fundação, devidamente preservado e difundido.

Unicamp_58_anosatafun