Homenagem do IFGW marca centenário de nascimento de Cesar Lattes

Em um cerimônia com tom familiar e informal, realizada pelo Instituto de Física Gleb Wataghin (IFGW) em 22 de agosto, o físico Cesar Lattes (1924-2005) foi homenageado pelo centenário de seu nascimento. Com presença de colegas de instituto, amigos , filhas e admiradores, o encontro teve como objetivos honrar a contribuição do professor para a ciência brasileira e sua repercussão mundial e destacar aspectos de sua vida pessoal, além de resgatar memórias da própria unidade de ensino e pesquisa. O público também pôde acompanhar as apresentações por meio do Google Meet.

Além das palavras proferidas pela diretora do IFGW, Monica Cotta, dos professores Edison Shibuya, Carola Dobrigkeit Chinellato, Julio Hadler Neto e Iramaia Paulo (UFMT), houve considerações sobre a obra biográfica de Lattes, que está em fase de edição pelos autores Marta Goés e Tato Coutinho, e depoimento emocionante assinado pelas três filhas de Lattes, Maria Teresa, Maria Lúcia e Maria Cristina. No fim da manhã, um ipê amarelo foi plantado no jardim do IFGW.

A homenagem foi marcada também pelo lançamento da exposição virtual "Cesar Lattes, cientista brasileiro", realizada pela equipe do Arquivo Central do Sistema de Arquivos (AC/SIARQ). De acordo com Rafaela Basso, diretora de Gestão e Preservação de Documentos e Informação, "a exposição pretende dar visibilidade ao nosso acervo, revelar as contribuições que Cesar Lattes trouxe para a ciência e, sobretudo, falar sobre o que ele produziu para a Unicamp”, explica. Janaína Andiara dos Santos, coordenadora geral do AC/SIARQ, enfatizou a abordagem de aspectos da vida pessoal do físico na exposição. "Com base em nosso acervo, destacamos conteúdos bem específicos, como um eixo sobre curiosidades sobre o físico, tudo realizado 100% por profissionais do Arquivo".

IMG2513

Leia reportagem completa no Jornal da Unicamp.

Acesse a exposição "Cesar Lattes, cientista brasileiro", realizada pelo AC/SIARQ.