SÉRIE "Centenário de Cesar Lattes" | Cem anos de uma vida que não cabe no currículo

Neste dia 11 de julho, Cesar Lattes (1924-2005) faria 100 anos. Entre diversas homenagens ao físico brasileiro, está uma reportagem do Jornal da Unicamp. Textos, fotos, vídeos abordam o legado do cientista para a ciência brasileira e para a Unicamp, além de curiosidades muito interessantes.
 
A equipe de reportagem da Secretaria Executiva de Comunicação (SEC/Unicamp) visitou o Arquivo Central/Siarq-Unicamp durante a elaboração da matéria. Em entrevista para o JU, Telma Murari, supervisora da seção de Gestão e Difusão do Acervo Documental do órgão, destacou "Esse é um acervo muito rico para pesquisadores da física e da história da ciência”.
 
De fato, em 2011, o Fundo Cesar Lattes foi considerado de interesse público pelo Decreto Federal de 1º de junho daquele ano, isto é, reúne documentos de máxima relevância para a história da ciência, que mostram a singularidade e o ineditismo das descobertas do pesquisador. Entre eles, estão correspondências, anotações de pesquisa em mapas e cadernos, artigos científicos, certificados, homenagens e diplomas recebidos pelo físico, entre os quais os títulos de Doutor Honoris Causa concedidos pela USP e pela Unicamp e o de professor emérito da Unicamp.
 
artelattes100